10 programas indispensáveis para o Windows (parte 1)

Boa noite! Sei que me ausentei um pouco, mas estive de férias, aproveitei-as ao máximo e estava "com a moleza" como se costuma dizer! Mas nem durante as férias fugi à área de trabalho: formatei um PC e atualizei-o para uma amiga. E com isso me lembrei: ora vou falar de programas gratuitos que não dispenso cada vez que instalo um Windows! Hoje irei falar dos primeiros cinco, para que o artigo não se torne extenso.

 Codecs - K-lite Mega Codec Pack

Pois bem, quando formato qualquer computador, uma das coisas essenciais (além de drivers claro) são os codecs. E o que são codecs? Imagine-se que o Windows Media Player não consegue ler um vídeo num formato um pouco diferente do habitual: digamos ".3gp" ou ".mkv". Com a instalação dos codecs, isso já não será um problema. Este pacote traz imensos e dá jeito, especialmente se costuma trabalhar com variados formatos de vídeo/áudio.

Aqui pode fazer o download do programa: https://www.codecguide.com/download_k-lite_codec_pack_mega.htm

7zip

Este é um programa que os informáticos conhecem muito bem. Qual Winrar, qual quê...o 7zip compacta e extrair arquivos ".rar", ".zip", ".7zip", e até em imagens como as ".iso"!
É super leve, pode colocar palavras-passe e gratuito!

http://www.7-zip.org/download.html é onde pode fazer o download do programa.

Gimp

Como o pessoal da área costuma dizer, "Gimp é o Photoshop dos pobres". O Gimp é um software de edição de imagem muito poderoso e completamente gratuito. Bem explorado, pode fazer muita coisa que o Photoshop igualmente faz. A interface é, na minha opinião, um pouco confusa no início, mas assim que exploramos bem, usamos para imensa coisa. Eu, por exemplo, até o uso para aumentar contrastes e clarear ficheiros PDF que por vezes não se leem muito bem ou pretendemos uma leitura mais fácil depois de impresso, e não queremos andar "às cegas" a mexer no contraste do driver da impressora.

O GIMP pode ser encontrado aqui - https://www.gimp.org/downloads/.
Fig 1: A interface do GIMP

Mozilla Firefox

Eu acho que todos conhecemos o Firefox. Afinal de contas, antes de existir o Google Chrome, este era a grande alternativa ao "velhinho" Internet Explorer da Microsoft. O Firefox e o Chrome são muito bons, prefiro o Firefox pois é feito por uma comunidade Open Source, e tem imensas extensões e formas de o personalizar. Um dia falar-vos-ei de algumas extensões bem porreiras para ele.

Neste website podem encontrá-lo https://www.mozilla.org/pt-PT/firefox/new/ .

Transmission

Para quem usa bastante a transferência de ficheiros (quanto à legalidade dos mesmos, não faço juízos de valor) via torrent, o mais provável é utilizarem o uTorrent. É largamante o mais conhecido. Porém, nos últimos anos acarreta com pubicidade e tornou-se mais pesado. O Transmission não leva publicidade, é simples e leve. Aconselho a experimentarem-no! Também disponível para Linux! Aliás, foi ao ter usado o Ubuntu noutros tempos que dei por este pequeno programa muito útil.

Podem encontrá-lo aqui:  https://transmissionbt.com/download/


Fig 2: interface do Transmission


 Pronto, os primeiros cinco programas estão falados. Para a semana falar-vos-ei dos restantes. Espero que tenham gostado!

Grande abraço, e não se esqueçam de comentar!
Pedro

Comentários

Mensagens populares

Obrigado pela visita! :)