10 programas indispensáveis para o Windows (parte 2)

Muito boa noite (já está escuro em Portugal por esta hora)!

Sei que demorei, mas estou de volta com este novo artigo -  a continuação do anterior.
E que falámos na outra semana? Firefox (se bem que agora estou com o Opera e é muito fixe!! E já vem com aplicações do Whatsapp, Facebook Messenger e Adblock incluídas! aconselho a experimentar!), Transmission, Codecs, Gimp e 7Zip.

Vamos então ao que interessa:

Libreoffice

Recordam-se de eu dizer que o Gimp era o "Photoshop dos pobres"? o Libreoffice é o Microsoft Office dos pobres. Talvez peque pela sua interface tosca e um pouco antiquada, mas é muito funcional, e tem alguma compatibilidade com os ficheiros do Office. 
Um pequeno resumo das diferentes funcionalidades do Libreoffice:

Fig1: a oferta do LibreOffice
Writer: é o Word basicamente. Leva um pouco a habituar vir do Office para ali, mas com o tempo uma pessoa adapta-se. Seria como eu ir agora para o Office, sendo que não toco no Office da Microsoft desde a versão 2010.

Calc: uma cópia do Excell. Creio que até os nomes das funções são parecidos ou iguais!

Impress: O Power Point do Libre. Tem vários modelos pré-definidos, tem transições, exportação para PDF clicando num botão visível na barra de ferramentas em cima (como nos outros), faz o mesmo que o PPT.

Draw: um programa espetacular! O único defeito é ser um bocado lento! É o meu desenrasque quando não tenho o Corel Draw (programa de montagem gráfica e paginação onde se fazem cartazes, postais, etc - similar ao Adobe Illustrator) ou o Foxit Phantom PDF (um programa de edição de PDFs profissional). Este software faz tudo isso! Pena ser um pouco lento, mas com alguma paciência, vai-se lá. Claro que não tem as ferramentas todas que os que referi à pouco têm...mas é gratuito! E...cara....EDITA PDFs!

Math: é um programa de fórmulas matemáticas... Nunca o usei, para ser sincero.

Base: É similar ao Microsoft Office Acess, basicamente, é a mesma coisa. Porém não creio haver grandes compatibilidades (ou nenhumas) entre eles.


Fig 2: Interface do LibreOffice Writer


Foxit PDF Reader

Em alternativa ao Adobe PDF Reader, para mim (e como estou habituado ao Foxit Phantom) este programa é brutal. Tem uma Interface simples, tem imensas funções de impressão, como imprimir apenas páginas pares/ímpares, possíbilidade de colocar notas e uma impressora virtual incorporada. Muito fixe!

Classic Shell

São Old School como eu e procuram uma alternativa ao Menu Iniciar do Windows 10? Classic Shell é o que precisavam. Menus a fazer lembrar o Windows 7. Querem personalizar? À vontade... Como podem ver nas imagens.

Fig 3: Classic Shell, à lá Windows 7!
Fig 4: Definições do Classic Shell. Personalizem à vontade!

TeamViewer

Todo o informático conhece o TeamViewer. É um anjo que caiu do céu à uns anos para cá, para salvar os informáticos de telefonemas sufocantes e de visitas ao domicílio para problemas tão complexos como o Microsoft Office não abrir porque...afinal não estava instalado.
É um software gratuito, eficaz e super fácil de utilizar para efetuar assistências remotas à máquina de outra pessoa.

Lightshot

Este programinha foi descoberto por mim no trabalho quando meu patrão queria um programa que tirasse prints de forma rápida, eficaz, e que se desse para imprimir instantaneamente, melhor. E foi após alguma pesquisa que tropecei no Lightshot. Há versões para Google Chrome, para Windows e para Mac. Eu uso no Windows porque se torna mais eficaz. Apenas clico na tecla do "Printscreen" e aparece logo uma janela que me dá variadas funcões para usar aquela captura. Se quero copiar, imprimir, guardar, partilhar nas redes sociais...Área personalizável, muito bom.
Fig 5: Esqueci-me de dizer que podem escrever no screenshot e tudo? Que maçada né? Uma aplicação pequena e muito poderosa!!

E pronto! Mais uma vez foi um prazer escrever para vocês que têm paciência para ler o que escrevo. Espero ter sido útil!!
Resto de um bom fim-de-semana!

Pedro Gouveia

Comentários

Mensagens populares

Obrigado pela visita! :)