Gravit Designer: Futura Alternativa ao Corel Draw/Adobe Illustrator?

Boa noite!

Sei que à imenso tempo não posto aqui nada, porém, o trabalho e a vida pessoal (que na verdade é o mais importante, visto o blogue ser apenas um passatempo) ocupam tempo suficiente para não poder escrever aqui a tempo certo ou a procurar algo para comentar... Às vezes, pura e simplesmente não há nada para dizer...



Adiante, venho falar de um programa que tenho usado recentemente no trabalho. Como em qualquer empresa, o objetivo é reduzir custos ao máximo, e pagar 700 euros/ano pelo Corel Draw ou quase 300 euros por ano pelo Adobe Illustrator não é para qualquer bolso.

Uma das melhores alternativas, mais conhecidas é o Inkscape: muito completo, apesar de ser um pouco lento e não ter suporte multipágina: isto é, se eu quiser um trabalho, por exemplo, um flyer de frente e verso, tenho de criar dois documentos diferentes. Imaginem um pequeno livro de 10 páginas...
E este software tem isso! Isso e mais. Chama-se Gravit Designer: é gratuito e multi-plataforma!


https://cms-assets.tutsplus.com/uploads/users/48/posts/29990/image/Gravit-course.jpg
Fig 1: Interface do programa.
Aqui na imagem podem verificar logo que funciona bem com camadas, tem variados efeitos, trabalha (obviamente) com imagem vectorial assim como as tradicionais "jpeg", "png", etc. Tem a possibilidade de criar uma conta e poder guardar os vossos projetos em Cloud, podendo aceder em qualquer lado. Quando falo qualquer lado, falo mesmo em qualquer lado!
Podem instalá-la em Windows, Mac, Linux, correr no web browser e até numa extensão para o Google Chrome!

Fig. 2: Este é um printscreen que tirei do meu portátil.
Na imagem acima (do meu próprio PC) podem verificar que o Gravit vem em português! Que usa sangrias, margens, para ajudar na composição, e tem uma larga biblioteca Clipart de bonecos com variados temas, símbolos, "smileys", molduras, etc. Esta pequena composição foi feita em 5 minutos graças ao extenso Clipart fornecido pelo programa. E têm tipos de letra fornecidos por eles mesmo. Tudo isto, completamente gratuito!

Mas há problemas. A conversão de imagem para vetorial é muito má, quase nunca funciona como pretendemos e não dá para mudar parâmetros.
A exportação para PDF/Imagem também tem algumas falhas por vezes. Notei no trabalho que se colocar efeitos numa imagem vetorial o programa exporta como uma imagem de bits, vendo-se pixeis ao aumentar a mesma. Também se notam por vezes pequenos bugs gráficos e infelizmente não grava automaticamente. Nas primeiras vezes que o usei perdi um trabalho inteiro porque o programa parou de funcionar e perdi o trabalho inteiro. Mas pronto...é ir gravando.

Em resumo...
Pontos positivos:
  • Português;
  • Suporta multi-página;
  • Imensa biblioteca de clipart e tipos de letra;
  • Multi-plataforma (Windows, Linux, Mac e Browser);
  • Trabalhar em "Cloud". 
Pontos negativos:
  • É necessário uma certa curva de aprendizagem, demora algum tempo a habituar à interface do programa;
  • Pequenos bugs gráficos que poderão ocorrer;
  • Não grava automaticamente;
  • Exportação por vezes com falhas;
  • Vetorização de imagens "bitmap" má.

Espero que tenham gostado deste artigo e convido-vos a experimentarem o programa. Afinal de contas... É gratuito!!!

Vemo-nos por aí!
Pedro Gouveia

Comentários

Mensagens populares

Obrigado pela visita! :)