Steam Play (Proton) - O modo de compatibilidade da Steam!

Bom dia gente (como diz um colega meu - e que considero amigo - do norte)!

Como vos contei no outro post, coloquei o Pop!_os no meu portátil, e passado este tempo continuo bastante contente com ele. Até a minha namorada gostou do sistema operativo!

Visto que antes usava Windows 10, e jogava FIFA 18 de vez em quando à noite quando chegava a casa, vi-me quase obrigado a preencher essa "vaga" no meu vício nos jogos de futebol. O FIFA sempre foi muito complicado emular com o WINE, experimentei o Lutris, e nem assim me safei. Então experimentei o PES 2018.

Tenho conta Steam desde à uns anos, mas sendo eu utilizador Windows, desconhecia o Steam Play. Efectuei o download do PES 2018 LITE e utilizei o Steam PLay e....consegui jogar! Mas super lento....em modo janela, não conseguia ir às "settings" porque não abria com o WINE... Então criei uma máquina virtual do Windows 7 e executei. Pus tudo ao mínimo mas.. Nossa senhora, melhorou muito nos menus e isso! Mas no jogo, especialmente no estádio do Barça...ainda assim estava lento. Poderia também ser da placa gráfica ser já um pouco velha (Nvidia Geforce 740M - 4 anos e meio) mas no estádio do Dortmund já era mais ou menos jogável. 

Fig 1: PES 2018 LITE - Golaço no Linux! Liberdade 1 - 0 Capitalismo!

Steam Play ainda tem muito para evoluir...

Então quis experimentar outro jogo. Tentei o Heroes and Generals e o Black Squad. E infelizmente não resultou. O Heroes and Generals deu um erro qualquer que não percebi. E o Black Squad não deu por causa da aplicação deles anti-hackers. Acordei para a realidade. O Proton está fixe, mas precisa de evoluir. Porém pode ser o começo de algo grandioso.


O povo pede, e a Steam teve a excelente ideia de diminuir as "barreiras" entre o Windows e Linux. E nós, linux users, só podemos esperar que outras plataformas sigam o exemplo! Porque ninguém se devia sentir "preso" a um Sistema Operativo só porque gosta de jogar um joguinho ou outro!

Fig 2: Quem disse que não se pode jogar no Linux? Bom fim-de-semana! :)

Bom fim-de-semana!

Comentários

Mensagens populares

Obrigado pela visita! :)