Fartei-me do Linux!

Hey, começo este blogue com a razão que me fez criá-lo. Há imensa informação sobre Sistemas Operativos, inclusive baseados em Linux, mas nem toda essa info (em particular dos websites Linux) coloca o dedo na ferida. Assim coloco eu, ao criar este blogue.
De vez em quando farto-me do Windows e experimento "Linuxes" por curiosidade, e por me fascinar com o seu conceito de Open Source; ensinado por um professor de programação, à dez anos. Mas em dez anos mudou muito; ou...nem por isso?







Fig. 1: À esquerda Tux, a mascote do Linux, à direita o "logo" do Windows.

Linux Vs Windows

Esta é uma discussão já existente em 2007, mas a diferença de qualidade entre ambos os SO's (leia-se Sistemas Operativos) baseados em ambas arquiteturas era tão grande que nem se punha em causa o vencedor.

 
Vantagens das distribuições LINUX

  • Filosofia Código Aberto: qualquer pessoa pode aceder, utilizar e modificar;
  • São grátis: a maior partes das "distros" são gratuitas e atualizam automaticamente;
  • Segurança: praticamente não há vírus para Linux, sendo esse um dos seus pontos fortes;
  • Evoluiu imenso em 10 anos, há "distros"  para todos os gostos, mais aplicações e deteta drivers automaticamente.

Vantagens do Windows

  • Se tiver pelo menos o Windows 7, obter o Windows 10 é gratuito (falarei noutro artigo sobre isso);
  • Versatilidade: quase qualquer pessoa que use um PC se sente confortável ao utilizar Windows;
  • User friendly; não temos de virar nerds e mexermos em linhas de comandos, é tudo muito funcional;
  • Também melhorou imenso em 10 anos (quando saiu um "cancro" chamado Vista).

Então porque me fartei do Linux?

Simples. Apesar de haver muitos vírus para Windows (é estar atento a websites que visitamos e emails que recebemos!) e haver alguns problemas de privacidade do utilizador contestados pelos mesmos (temos de ir às Definições corrigir a Privacidade corrigir isso, mas há imensas especulações sobre o caso), a verdade é que devido ao meu trabalho e tarefas que executo no computador, uso maioritariamente programas não compatíveis com Linux. O Wine (um "emulador" que tenta correr aplicações Windows) bem vai tentando executar os programas, mas acabam com muitos bugs e contraindo imensas dores de cabeça.

 
Fig. 2: comparação entres os 3 sistemas.



Em resumo, se utiliza o computador para usar o Office, navegar na Internet e pouco mais, e se sobretudo preza a segurança do seu Sistema Operativo e sua documentação, pode utilizar uma distribuição Linux (se nunca contactou com "Linuxes" recomendo o Ubuntu ou o Linux Mint que tem uma enorme comunidade para o ajudar); tendo de se adaptar um pouco ao LibreOffice: uma excelente opção gratuita ao Microsoft Office (eu próprio uso).
Se precisa de aplicações que rodam apenas em Windows, se joga ou trabalha muito na área de multimédia (design gráfico, edições de imagem/vídeo, trabalha em 3D) então use Windows. Além disso, se quando compramos um PC já o pagamos, porque não usufruir dele?

Espero que tenham gostado do artigo, e deixem a vossa opinião/sugestões!

Abraço
Pedro Gouveia.


Comentários

Mensagens populares

Obrigado pela visita! :)