Meu Windows 10 não desliga por completo

Boas!
Aqui venho eu informar-vos outra vez de algo que, tenho reparado, muita gente tem sofrido: o Windows 10, em alguns casos, não desliga e/ou suspende bem completamente. Isto é, clicamos no modo encerrar, aparece a mensagem em ecrã azul no Windows dizendo que está a encerrar, o ecrã desliga-se, mas o PC continua a trabalhar (com as luzes ligadas e tudo, excetuando o ecrã).
Ora bem, isto aconteceu comigo, depois de tirar o Linux Mint 18.2 e voltar a por o Windows 10. Quando o tinha antes não acontecia, mas agora decidiu fazê-lo. Pesquisei em imensos sítios e há duas opções que podem resultar.


Primeira Opção  - tirar o "início rápido"

Isto foi um modo que a Microsoft criou para o Windows inicie de forma mais rápida. Porém faz com que ele nunca desligue por completo. Em alguns casos isto pode chegar para o problema ficar resolvido.

Vocês vão ao Painel de Controlo - Hardware e Som - Opções de Energia.
Fig1: Em azul está o caminho que referi à pouco, em vermelho o sítio a que depois terão de ir.
Como descrito na Fig. 1, está o sítio onde terão de chegar para depois clicarem em "Escolher o que faz o botão para ligar/desligar" onde está assinalado a vermelho.

Por último, ao clicarem lá chegarão à janela da Fig. 2: aí vão onde tenho assinalado a azul, para terem a permissão de administrador e mudar a configuração do que está abaixo a vermelho. Por defeito aquela primeira opção do "Início rápido" está ativada como demonstrada na figura. Desativam isso e voilá!!!

Fig 2: o que expliquei acima: primeiro clicam em cima (a azul) e depois desativam onde está assinalado a vermelho.
Porém apenas isso em alguns casos não resulta. Foi o caso do meu. Então tive de fazer o que demonstrarei a seguir.


 Segunda opção - Gestor de Dispositivos

 Nesta opção temos de ir às propriedades do PC: Clicando em "Este PC", e depois no botão direito nas "Propriedades", poderemos aceder ao Gestor de Dispositivos.

Fig 3: Aqui no "Este PC", acedemos às Propriedades.
De seguida, acedem ao "Gestor de Dispositivos", depois clicam em "Dispositivos do Sistema", e acedem ao "Intel (R) Management Engine Interface", que é uma espécie de driver criado pela Intel que, basicamente, só "enche chouriços" e criam dores de cabeça. Com o botão direito do rato, clicam nesse item e Desativam. E pronto! Até hoje nunca me falhou.
 
Fig 4: Acedem ao Gestor de Dispositivos - Dispositivos do Sistema.

Fig 5: Com o botão direito do rato Desativam o item e o logo dele deverá ficar com mostrado à direita.

Mas ATENÇÃO! Quando houver alguma atualização do Windows (no caso desta altura em que escrevi isto, foi a "Fall Creative Update") verifiquem novamente se o Sistema mudou as vossas configurações. No meu caso mudou, e tive de trocar tudo de novo!

Daqui me despeço, espero que tenha ajudado. Alguma dúvida comentem! Ajudar-vos-ei quando puder!

Um abraço,
Pedro Gouveia

Comentários

Mensagens populares

Obrigado pela visita! :)